• Myrella Masseli

Design de Interiores e Sustentabilidade

Sem falar em tendência, a sustentabilidade deve ser imprescindível em todos os aspectos da nossa vida. Deveria ser automático esse pensamento, afinal fazemos parte dessa natureza da qual a cada dia vemos desaparecer aos poucos.

Sabemos que quem faz as escolhas são os clientes, mas cabe a nós, como profissionais conscientes oferecer produtos de qualidade e marcas que demonstram essa preocupação com o meio ambiente.

Existem no mercado uma variedade de produtos: mobiliário ecológico e sustentável, tapetes e cortinas com tecidos recicláveis, tintas ecologicamente corretas, iluminação com economia de energia, basta adequar os projetos a esses itens.

Uma decoração vintage, por exemplo, traz objetos encontrados em lojas de móveis usados ou até mesmo encontrados na casa da sua avó. Podemos modificar as pinturas dos móveis colocando uma cor mais ao gosto do cliente ou reformar apenas conservando a cor original. Os tecidos de poltronas antigas podem ser trocados por algo mais atual e compor um ambiente mais contemporâneo. Sem esquecer das lindas escrivaninhas de época e penteadeiras que delicadamente trazem um romantismo ao espaço. E claro, essa mistura do antigo com o atual traz um saudosismo divertido e único.

Nos produtos em madeira como pisos e móveis, devemos atentar aos certificados de reflorestamento (FSC). Muitas empresas têm essa preocupação e fazem questão de mostrar! Na linha de móveis e produtos podemos citar ainda os feitos de bambu e fibras naturais com alta resistência e de uma beleza de cores e tons incomparáveis. Os famosos pallets dão um toque rústico quando usados naturalmente ou mais sofisticados quando coloridos, constituindo móveis, painéis, prateleiras, revestindo paredes, entre outros. Assim também vemos os caixotes compondo estantes ou simplesmente soltos fazendo o papel de mesinha de apoio. Também com as sobras de madeira transformadas em outros objetos decorativos.

As tintas ecológicas são as que contém matéria-prima natural, sem componente sintético ou derivado de petróleo. Não é qualquer tinta à base d'água que é considerada ecológica, ela não deve exceder 0,1% de componentes orgânicos volatéis (derivado de petróleo) no volume total. Devemos ficar atentos as marcas existentes que trazem a indicação de serem ecológicas, elas são facilmente encontradas no mercado.

Na iluminação além das lâmpadas fluorescentes e LED (80% de economia), onde já vemos adaptadas ao nosso uso com uma variedade de tamanhos e formatos, existe a opção da luz natural feitas com garrafas pet cheias de água e encaixadas nas telhas ou na própria laje. Essa luz natural, sem causar aumento de temperatura do ambiente ou ofuscamento, além de econômico se torna muito mais saudável. Com essa luz natural há ainda outra vantagem, de ter as cores reproduzidas como realmente são.

O artesanato também agrega na decoração com essa característica sustentável, mas vale um post falando somente sobre isso.

Vemos tantos outros materiais como pneus, vidros reciclados, mosaicos de cerâmica, papel de parede ecológico tudo para uma decoração bonita e ao mesmo tempo sustentável.

Neste aspecto sustentável, existe ainda o Ecodesign, que se preocupa com todo o ciclo de vida do produto fabricado. Ele está presente tanto no Design como na Arquitetura e na Engenharia. Por ser um assunto atual e cada vez mais surgindo novidades a respeito, falaremos dele numa próxima oportunidade.

E depois de todas essas opções podemos ter certeza de que construir um ambiente bonito e confortável é algo muito satisfatório, mas pense, além disso terá o contentamento em dizer que você não agrediu a natureza. Afinal ela é o nosso maior recurso!

http://decora.me/i/a2c41fcb


http://www.altenburg.com.br/blog/tag/decoracao-vintage/

http://www.sermelhor.com.br/ecologia

http://www.sofadeideias.com/reutilizando-residuos-de-obra

http://facilfazer.com/facil-fazer-muitos-moveis-com-palletes-de-madeira-reciclados

http://blog.casarent.pt/blog/2014/1/24/ecodesign-decorao-com-paletes

http://ponttolavabo.com.br/blog/dica-pontto-lavabo/usando caixotes

https://www.hometeka.com.br/f5/conheca-as-vantagens-da-tinta-ecologica








#sustentabilidade #designcomsustentabilidade #DesigndeInteriores #tendêncianodesigndeinteriores #interiores

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo