• Myrella Masseli

Designer de Interiores e a Vitrine

A relação de um Designer de Interiores com a Vitrine parece não fazer muito sentido se pensarmos que para a mesma existe o Design de Vitrine ou Vitrinista, um profissional específico para esse serviço. As funções se misturam, ambos são Designers.

O vitrinista se responsabiliza em vestir os manequins expondo as peças de uma maneira mais atrativa para o cliente. Busca decorar o espaço da vitrine de acordo com as estações, com a proposta da loja, com o que melhor possa definir os produtos e usando artifícios e objetos decorativos que chamem o interesse do público. O foco seria a venda dos produtos.

O Designer de Interiores na vitrine, se preocupa com uma melhor iluminação, disposição dos manequins ou suportes de uma forma que destaquem os produtos expostos, com as cores utilizadas no espaço sem que interfiram nos produtos e tão pouco confundam os clientes, pode orientar qual o tipo de vitrine melhor se encaixa para a loja, entre outras funções.

Existem vários tipos de vitrine: as fechadas que são cobertas por cortinas ou tapumes onde o cliente, de fora, não vê os produtos expostos dentro da loja; existem as abertas onde de fora se vê todos os produtos dentro da loja; existem as que se confundem com a própria loja dando impressão de não existir; e existem as que são demarcadas por diferentes texturas no piso. Cada loja define sua vitrine de acordo com o interesse de venda. Uns preferem o mistério, outros preferem exibir os produtos de toda forma.

Vejo lojas com vitrines tão carregadas de informações que como cliente fico confusa sobre o que eles querem passar, o que estão oferecendo de verdade. Às vezes, a preocupação em vender se perde na intensa exposição dos produtos. Outras vezes, a vitrine está limpa, mas com produtos que chamam a atenção e me fazem ter vontade de entrar e conhecer melhor.

A vitrine com uma boa iluminação, um layout bem definido acompanhado de cores e objetos que destacam é uma garantia de interesse do cliente para entrar na loja e talvez uma venda certeira. Se não acontecer a venda, o objetivo foi cumprido, atrair o cliente para dentro da loja.


#DesigndeVitrine #DesigndeInteriores

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo