• Myrella Masseli

Conforto Ambiental e Design Biofílico


Conforto Ambiental é um estado de satisfação do ser humano em determinado estado.


O espaço deve proporcionar boas condições acústicas, visuais, qualidade do ar, temperatura, ergonomia para uma determinada atividade; seja lazer, trabalho, descanso ou estudo, e também perceber as condições psicológicas, de forma subjetiva, que esse ambiente pode influenciar.


Para identificar esse estado de conforto nossos sentidos são estimulados através da visão, audição, tato, paladar e sensações que determinado ambiente pode provocar.


O conforto ambiental deve prever condições que permitam melhorar a relação entre o homem e o espaço.


De uma maneira bem simples, conforto ambiental trata das condições físicas e psicológicas do ambiente percebidas pelo corpo humano.



Já biofilia, Bio significa VIDA e Filia AMOR À, diz sobre o amor á vida.


Ou seja, sobre tudo que faz relação à vida, homem e natureza, e incorporar nos espaços onde vivemos.


Não se trata simplesmente de acrescentar vegetação nos ambientes, mas compreender essa interligação que vem desde de épocas remotas da nossa existência.


Temos cinco princípios sistematizados por Keller e Callabrese, que trazem o envolvimento repetido e contínuo com a natureza; a adaptação do homem à natureza, melhorando a saúde, as condições físicas e o bem-estar; o incentivo ao apego emocional com determinados cenários e lugares; as interações entre as pessoas e a natureza encorajando um senso de responsabilidade com as comunidades humanas e naturais; e as soluções conectadas mutuamente, fortalecidas e integradas, definem a forma de identificar um projeto biofílico.


Design biofílico é sobre o lugar da humanidade na natureza e o lugar da natureza na sociedade humana.


Assim compreendemos que design biofílico diz dessa relação do homem com a natureza e essa interação e integração para trazer conforto ambiental. Conforto ambiental seria um dos resultados da aplicação do design biofílico.








17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo