• Myrella Masseli

Designer de Interiores e Organização

No final de agosto fiz um curso de Personal Organizer com Tati Godoy. A decisão para fazer este curso, além do conhecimento pessoal, veio na intenção de acrescentar na minha profissão de designer de interiores. Impressionante como os assuntos se completam, a própria palavra projeto tem uma definição de planejamento, são sinônimos. Logo, projetar é organizar!

Quando buscamos um Designer desejamos que nossos espaços estejam além de belos e harmônicos ao olhar, sejam funcionais e confortáveis. Os projetos são pensados de acordo com os gostos de seus usuários e como cada espaço será utilizado por eles, acontece uma organização, um layout, um planejamento para que tudo tenha uma fluidez melhorando a qualidade de vida.

Então, faço um pergunta: Do que adianta ter um espaço todo lindo por fora, mas dentro dos lugares projetados, como armários, gavetas, estantes, a desordem continua? Do que adianta a organização acontecer somente fora? Terá realmente alcançado qualidade de vida? Quanto tempo perdemos para encontrar nossos objetos pessoais? Quanto estresse é gerado por isso?

(Imagem: vidaeestilo.terra.com.br/horoscopo/feng-shui)

Neste caso o Personal Organizer trabalha para que tudo tenha seu próprio lugar. É sabido que na maioria das vezes não está faltando espaço para guardar as coisas, mas o que existe é uma desorganização, uma bagunça somente. Com a ordem das coisas, se cria condições para uma vida melhor.

Devemos planejar como será feita a organização fazendo algumas perguntas: Qual o objetivo? O que será armazenado? Haverá descarte? Terão novas aquisições? Quem são os usuários dos objetos que serão organizados? Muito importante também pensar numa maneira mais fácil de manter esta organização.

Sobre o processo de descarte que não é algo fácil a se fazer, estamos acostumados a criar vínculos com nossos pertences, transformamos em recordação num caso de amor. Não podemos fazer disso um problema, certo? Então escolhemos uma caixa e colocamos ali nossos apegos, mas tente não passar de uma caixa, ok? Pense quantas peças quer guardar, o que quer guardar, reflita sobre a frequência de uso delas, se elas não serão de melhor utilidade para outras pessoas, se será fácil repor caso precise delas novamente, tente racionalizar esses sentimentos.

Após esse longo exercício do desapego, iniciamos o processo de organização. Começamos escolhendo um critério para a separação (uso, formato, peso), depois usamos etiquetas, cores ou fotos para identificar o que foi guardado ali. Escolhemos os lugares das coisas de acordo com suas funções para que fiquem agrupadas, por exemplo, calcinha com sutiã ou talheres na primeira gaveta da cozinha ou alimentos do café da manhã numa bandeja dentro do armário da dispensa, entre outras.

As dobras das roupas também fazem parte, é tudo feito de uma maneira para que sejam armazenadas o maior número de peças e da melhor maneira possível. Já vi peças que ocupavam três gavetas caberem em uma só. Armazenar em potes os pacotes abertos nos armários da dispensa também acaba facilitando a visualização. Os papéis encontram seus devidos lugares com identificação e assim não ficaremos horas e horas procurando nosso título de eleitor no meio daquela folia carnavalesca que deixamos nossas gavetas de escritório.

Gente, não existe milagre, para manter essa organização precisamos ter disciplina e além disso uma rotina para a manutenção dessa arrumação que poderá acontecer todo mês, ou fazer uma revisão geral a cada seis meses incluindo a mudança de peças nas estações, no caso dos guarda-roupas. A organização é hábito, filosofia de vida e mudança de comportamento.

Essa ordem nos faz ter controle sobre nossas coisas, nos traz praticidade, nos faz poupar tempo, nos faz ter qualidade de vida!

Que tal começar agora? Posso te ajudar nesse encontro com novos hábitos, me escreva:

designer@myrellamasseli.com





#DecoraçãoApartamento #PersonalOrganizer #Organização #DesignerdeInteriores #DesigndeInteriores #Interiores #homedecor #homedesigner #ConsultoriaemOrganização #ConsultoriaemDesignerdeInteriores #decor

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo