• Myrella Masseli

Cores nos ambientes



Quando falamos em cores nos ambientes surgem inúmeras dúvidas sobre qual a cor ideal.

Costumo dizer que a cor ideal é aquela que você gosta, mas devemos estar conscientes das sensações que as mesmas causam. Para cada ambiente existe uma cor mais apropriada, digamos assim. Elas interferem diretamente sobre nós, no nosso dia a dia, e muitas vezes não nos damos conta.

Interessante é juntar o bom gosto e conceito e assim não ocorrerá enganos.

Separei algumas observações que devemos levar em consideração para nos orientar quando se trata de ambiente e cor:

- As cores claras ampliam os espaços, enquanto as escuras diminuem. Porém dependendo do espaço, as cores claras fazem uma aproximação em direção a quem está observando e as escuras afastam. Num corredor comprido pinte a parede do fundo com uma cor clara e ela se aproximará de você, já num corredor curto se essa parede estiver com uma cor escura a sensação é de afastamento. Em ambientes com pé direito alto, pinte o teto com a mesma cor das paredes ou um tom mais escuro para rebaixar, já com pé direito mais baixo pinte o teto com uma cor mais clara ou branco e as paredes aumentarão.

Alguns sites de lojas de tintas trazem aplicativos onde você pode fazer essas tentativas com as cores e perceber o que melhor se encaixa no ambiente.

(https://br.pinterest.com)

http://blogneobambu.com/2014/10/escuro-moderno-e-sofisticado

(http://dolcecasastudio.com.br/tag/paredes/page/2)

http://wp-coral-customers.webmatrix.net.br


Para a área de alimentação, uma sala de jantar ou cozinha, as cores quentes são bem vindas, pois estimulam o apetite e trazem um conforto.

http://bricolage-decoracao.blogspot.com.br

Nas áreas dos quartos, onde existe uma necessidade de acalmar e relaxar, as cores frias se encaixam melhor. Não que estejam proibidas as cores quentes, mas devem ser usadas com cautela.

http://www.decoracaoeideias.com


Para os quartos infantis, os tons pastéis podem ser acompanhadas com cores mais fortes, mas somente nos detalhes.

https://br.pinterest.com

Uma boa idéia é pintar o teto de azul claro para que o sono do bebê seja mais tranqüilo.

http://redecheia.com.br/linda-decoracao-de-quarto-de-bebe-com-nuvens

As cores ideais para o banheiro são as cores claras (branco, bege, creme, cinza). Este é um ambiente onde a sujeira não pode ficar escondida, por isso, as cores escuras somente nos detalhes.

http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-decoracao

Para as áreas de trabalho devemos usar cores que estimulem as atividades intelectuais (amarelo, laranja, marrom, ocre), cores que contrastem e deixem em alerta, não pode haver monotonia. O cinza e tons mais claros podem ser utilizados nas superfícies de trabalho, mas cuidando no reflexo que pode causar.

https://br.pinterest.com

Sempre bom lembrar que a escolha é livre, mas devemos considerar as sensações que as cores nos trazem.







0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo