• Myrella Masseli

Círculo das Cores



Dentro do Design utilizamos o círculo cromático para nos auxiliar numa combinação harmônica das cores.

Este é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. É composto, geralmente por 12 cores: as primárias, secundárias e terciárias. Algumas vezes encontramos círculos com mais cores, variando as tonalidades para mais escuro e mais claro.

As variadas composições acontecem nesse círculo, sendo complementares, análogas, tríades, compostas complementares, intermediárias (figura em anexo). Nele observamos arranjos diversos que dificilmente faríamos sem esse auxílio. Cores quentes se unem as cores frias, ou lado a lado e se relacionam numa realidade que resulta numa combinação surpreendente.


Nunca combinaria o roxo com amarelo por exemplo, mas dependendo do tom percebemos uma harmonia. Talvez o verde com o marrom pareça estranho, mas observando uma frondosa árvore onde o tronco se junta as folhas verdinhas, compreendemos melhor essa união. E assim, percebemos quão sábia é a natureza e tão repleta de composições perfeitas que confortam o nosso olhar. Então, se o círculo cromático parece duvidoso observe a natureza, com ela não existem erros. Depois traga essas opções para o círculo cromático e observará que ele tem razão.

Num lindo Pôr-do-Sol, quantas cores temos ali? Quantos tons se unem para a maravilha desse momento? E nas flores? Quantas cores diferentes se unem para colorir nossa vida? E o horizonte no mar, que se une ao azul do céu e num tom sobre tom encantador acalma nossa alma...



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo